Verso do Dia

sexta-feira, 17 de maio de 2013

União Dinamarquesa suspende toda ordenação ministerial até 2015



May 14, 2013
Silver Spring, Maryland, United States 
ANN staff

Os delegados da União Dinamarquesa da Igreja Adventista votam em 12 de maio suspender toda ordenação ministerial até 2015, quando a Assembleia da Associação Geral poderá agir sobre as conclusões da Comissão de Estudo da Teologia da Ordenação. A Comissão está atualmente pesquisando a teologia bíblica e filosofia adventista por trás da tradição cristã de ordenação. [foto de cortesia da União Dinamarquesa]
Oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Dinamarca votaram nesta semana suspender a ordenação de todos os novos ministros até a assembleia da Associação Geral em julho de 2015.
Daqui para a frente, a União Dinamarquesa da IASD "não fará distinção entre gêneros quando da nomeação de pastores, e deseja ver a igualdade entre os sexos em todas as áreas de responsabilidade", dizia a declaração votada em sessão da União em 12 de maio.

A declaração recorre à Bíblia para construir uma base teológica para a decisão, começando com menção a que Deus criou a humanidade--homens e mulheres--"à Sua imagem e, portanto, iguais”. A declaração também desafia as raízes do "sacerdócio especial reservado aos homens", explicando que o sacrifício de Cristo nega qualquer necessidade de um sacerdote ou intercessor humano.

"Todos seguidores de Cristo—tanto homens quanto mulheres--foram elevados a uma ‘geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo peculiar, para declarar louvores’", declara o comunicado, referindo-se a uma passagem no livro do Novo Testamento de 1 Pedro.

A suspensão de ordenação é vigente até 2015, quando os delegados da Assembleia da Associação Geral poderiam agir sobre as conclusões da Comissão de Estudo da Teologia da Ordenação. Formada no ano passado, a comissão está encarregada de entregar um relatório ao Concílio Anual de 2014, uma reunião de negócios do órgão administrativo superior da Igreja.

A Comissão é uma resposta direta a um pedido durante a Assembleia da Associação Geral de 2010 para a execução de um estudo da teologia bíblica de respaldo à ordenação, conduzido pela Igreja. Reuniu-se primeiro brevemente após ações independentes por duas Uniões Associações da Igreja Adventista do Sétimo Dia--de Columbia e do Pacífico--votarem ordenar candidatos pastorais sem consideração de gênero. A liderança máxima da Igreja desde então tem reiterado o seu pedido de que as Uniões aguardem as conclusões da comissão.

Espera-se amplamente que os delegados ao Concílio Anual de 2014 recomendem que qualquer ação sobre essas conclusões se decida durante a Assembleia da Associação Geral de 2015, em San Antonio, Texas.

Há pouco mais de 2.500 adventistas na Dinamarca.
"Rede Adventista de Notícias"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a postagem...