May 14, 2013
Silver Spring, Maryland, United States
ANN staff
Os delegados da União Dinamarquesa da Igreja Adventista votam em 12 de maio suspender toda ordenação ministerial até 2015, quando a Assembleia da Associação Geral poderá agir sobre as conclusões da Comissão de Estudo da Teologia da Ordenação. A Comissão está atualmente pesquisando a teologia bíblica e filosofia adventista por trás da tradição cristã de ordenação. [foto de cortesia da União Dinamarquesa]
Oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Dinamarca votaram nesta semana suspender a ordenação de todos os novos ministros até a assembleia da Associação Geral em julho de 2015.
Daqui para a frente, a União Dinamarquesa da IASD "não fará distinção entre gêneros quando da nomeação de pastores, e deseja ver a igualdade entre os sexos em todas as áreas de responsabilidade", dizia a declaração votada em sessão da União em 12 de maio.
A declaração recorre à Bíblia para construir uma base teológica para a decisão, começando com menção a que Deus criou a humanidade--homens e mulheres--"à Sua imagem e, portanto, iguais”. A declaração também desafia as raízes do "sacerdócio especial reservado aos homens", explicando que o sacrifício de Cristo nega qualquer necessidade de um sacerdote ou intercessor humano.
"Todos seguidores de Cristo—tanto homens quanto mulheres--foram elevados a uma ‘geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo peculiar, para declarar louvores’", declara o comunicado, referindo-se a uma passagem no livro do Novo Testamento de 1 Pedro.
A suspensão de ordenação é vigente até 2015, quando os delegados da Assembleia da Associação Geral poderiam agir sobre as conclusões da Comissão de Estudo da Teologia da Ordenação. Formada no ano passado, a comissão está encarregada de entregar um relatório ao Concílio Anual de 2014, uma reunião de negócios do órgão administrativo superior da Igreja.
A Comissão é uma resposta direta a um pedido durante a Assembleia da Associação Geral de 2010 para a execução de um estudo da teologia bíblica de respaldo à ordenação, conduzido pela Igreja. Reuniu-se primeiro brevemente após ações independentes por duas Uniões Associações da Igreja Adventista do Sétimo Dia--de Columbia e do Pacífico--votarem ordenar candidatos pastorais sem consideração de gênero. A liderança máxima da Igreja desde então tem reiterado o seu pedido de que as Uniões aguardem as conclusões da comissão.
Espera-se amplamente que os delegados ao Concílio Anual de 2014 recomendem que qualquer ação sobre essas conclusões se decida durante a Assembleia da Associação Geral de 2015, em San Antonio, Texas.
Há pouco mais de 2.500 adventistas na Dinamarca.
"Rede Adventista de Notícias"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sobre a postagem...