Verso do Dia

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Adventistas em Cuba usam o beisebol como ferramenta de evangelização



Equipes jogam beisebol durante um jogo de beisebol da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Cuba. Aqui os esportes são utilizados como ferramenta de evangelização. [fotos: Associação União Cubana]
O que você faria para atrair jovens para a Igreja, especialmente numa nação onde dar testemunho da fé é difícil?  Que tal um jogo de beisebol?
Essa é a experiência recente dos adventistas do sétimo dia em Cuba, onde o beisebol tem sido um esporte popular. Começando, e crescendo, uma liga de times de beisebol está trazendo interessados para a Igreja, comentam líderes locais.

Em Cuba, o beisebol é um esporte altamente considerado: o país tem a sua própria liga amadora, e uma seleção cubana foi um dos finalistas na competição Clássico do Beisebol Mundial de 2006, perdendo para o Japão num jogo realizado em San Diego, Califórnia.
 
"O programa começou em 2009, como uma forma de ajudar os jovens adventistas a gostarem de esportes, sem prejudicar o seu testemunho cristão", disse Dayami Rodriguez, diretor de comunicação da União Associação Cubana, da IASD.

Camisas e bonés podem nem sempre coincidir no uniforme das equipes, e há outros desafios a serem superados, mas os adventistas cubanos descobriram que o beisebol é uma ferramenta ideal de evangelização. Na verdade, a natureza pacífica dos jogos até atraiu um oficial do governo local, que ofereceu palavras de boas-vindas.

"Os jogos são realizados com respeito para com todos os participantes, os membros da equipe oram antes dos jogos. Brigas e linguagem grosseira, por vezes associadas a outras ligas, estão ausentes das práticas e competições adventistas", disse Rodriguez.

A atmosfera pacífica também atraiu não-adventistas, que queriam participar. Os líderes da Igreja concordaram, mas com condições: os jogadores devem demonstrar bom comportamento, sua linguagem e atitudes devem estar em consonância com as normas adventistas, e todos os jogadores devem participar diariamente de estudos matinais da Bíblia e seminários à noite.

De acordo com Rodriguez, "Funcionou! Os espectadores -- que variam de árbitros locais, jogadores de beisebol profissionais, e membros do público que assistiram aos jogos -- ficaram encantados por verem homens no calor de uma partida orando uns pelos outros antes de um jogo, de mãos dadas, abraçando e parabenizando uns aos outros depois do jogo”.

Alguns espectadores se aproximaram das equipes, pedindo para aprender mais. Os jovens se identificaram como adventistas do sétimo dia, e convidaram os interessados ​​para as reuniões à noite. No primeiro ano, 28 pessoas entregaram o coração ao Senhor como resultado do esforço. No ano passado, 100 pessoas assumiram um compromisso cristão ao ocorrerem os jogos e evangelização em Palmarito, Holguin, na parte oriental de Cuba.

Rodriguez disse: "Todas as noites, a pequena cidade estava paralisada pelo que ocorria na humilde Igreja Adventista acima do vale. Todo mundo estava correndo para ouvir o pregador, levando suas próprias cadeiras para encontrar um lugarzinho no meio de tantas pessoas que se aglomeravam nas janelas e portas do santuário. E no final da semana de uma série de evangelismo, intitulada 'Jesus, o Conquistador de todos os tempos’, "a igreja se alegrou ao receber no seu seio muitos que decidiram lançar sua sorte com Cristo para sempre."

As autoridades locais – a princípio relutantes em permitir que um grupo religioso utilizasse as instalações locais -- finalmente cederam, e voluntários limparam a área designada para jogo. Na verdade, o primeiro secretário do Partido Comunista local participou da abertura, dando as boas-vindas. O presidente da Igreja Adventista em Cuba e outros pastores se uniram a ele.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia tem estado ativa em Cuba desde 1905. De acordo com estatísticas mundiais da Igreja, mais de 31 mil membros batizados adoram a Deus em 297 congregações por toda a nação-ilha.

Jogadores removem seus chapéus para o hino nacional, uma tradição de beisebol.

"Rede Adventista de Notícias"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a postagem...