Verso do Dia

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Reavivamento e Reforma - passo a passo

Conheça e entenda o Projeto Reavivamento e Reforma que acontecerá neste primeiro trimestre de 2013 na Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Na Divisão Sul-Americana, a execução do Projeto Reavivamento e Reforma é coordenada pelo vice-presidente, pastor Bruno Raso. Com o objetivo de esclarecer dúvidas e simplificar a implantação do programa, ele falou ao pastor Edson Rosa, diretor de Comunicação da DSA.

Veja os principais trechos da entrevista:

O que está envolvido no Projeto Reavivamento e Reforma?

Trata-se de uma empreitada mundial, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, tendo como objetivo levar seus membros a buscar a plenitude do Espírito Santo (Reavivamento). É mais do que um programa eventual; ele visa à transformação de hábitos, atitudes e tendências, alinhando-os de acordo com a vontade de Deus, conforme esta nos é apresentada na revelação (reforma). Detalhes dessa iniciativa podem ser vistos no site http://reavivamentoereforma.com/rpsp/.

Por onde devemos começar essa experiência?

Em primeiro lugar, o processo de Reavivamento e reforma precisa ocorrer no âmbito individual. Cada um de nós deve começar a desenvolver o hábito de buscar a Deus em particular, no início de cada dia, estudando Sua Palavra, comungando com Ele. Tendo iniciado no plano individual, o passo seguinte é levar a família a renovar o propósito de ter um encontro com Deus, diariamente, pela manhã e à noite, com a realização do culto familiar. A ideia é de que estimulemos todos os membros da igreja a agir como participantes e motivadores de todo o processo. Pessoas de outras religiões, nacionalidades, culturas, também são convidadas a participar. Esse movimento deve começar com os líderes e alcançar todos os que sentem necessidade de profunda renovação da vida espiritual.

Dentro desse projeto, há um incentivo especial para a leitura da Bíblia. Fale sobre isso.

No dia 17 de abril de 2012, a liderança mundial da Igreja Adventista lançou o projeto de incentivo ao estudo diário da Bíblia, sob o lema Reavivados por Sua Palavra. O objetivo desse plano é chamar a atenção para a importância de se conhecer Jesus, através das Escrituras. Cada membro da igreja está motivado a ler diariamente pelo menos um capítulo da Bíblia. Estatísticas estimam que existem aproximadamente 17 milhões de adventistas distribuídos em 204 países. Será maravilhoso que todos leiam a Bíblia, dentro desse projeto, até o dia 2 de julho de 2015, por ocasião da assembleia da Associação Geral da Igreja, em Santo Antônio, Texas.

Além da leitura da Bíblia, que outros recursos podem ser utilizados na busca de crescimento espiritual, dentro desse projeto?

Temos a atividade conhecida como “777 Poder da Oração”. A repetição do número sete por três vezes implica que os membros adventistas do sétimo dia, devem orar sete dias por semana, às 7h da manhã e da noite, em busca do poder do Espírito Santo. Assim, de hora em hora estaremos unidos a milhares de outros irmãos, que seguem fusos horários diferentes em todo o mundo. É a unidade sendo experimentada através da oração. “Uma cadeia de fervorosos crentes orando deve cercar o mundo... a orar para que o Espírito Santo nos capacite” (Ellen G. White, Review and Herald, 3 de janeiro de 1907).

De que maneira as redes virtuais de comunicação podem ser utilizadas nesse projeto?

Uma das maneiras de envolvimento virtual com o projeto Reavivados por Sua Palavra” é ler diariamente o capítulo sugerido e fazer comentários pelo facebook (https://apps.facebook.com/bibliarpsp/) ou pelo twiter, utilizando a hashtag #rpsp. A ideia de postagens diárias de tweets sobre os capítulos sugeridos para meditação surgiu espontaneamente entre os internautas. A hashtag usada – #rpsp – chegou várias vezes no Trend Topic Brasil e no Peru, considerado o medidor oficial dos assuntos mais populares entre os twitteiros brasileiros. Esse movimento tem a participação de membros, líderes e pastores. Um dos que aderiram ao “tuitaço” com a hashtag #rpsp foi o pastor Jael Eneas (@jaeleneas), do campus 3 do Unasp. Ele religiosamente posta sua visão a respeito do capítulo destinado à leitura, e tem afirmado que, através desse recurso, interage e fortalece o senso de pertencer e fazer parte do projeto. É a oportunidade de compartilhar experiências, a respeito da Bíblia, com um grupo de estudantes. Caso alguém deseje usar um aplicativo móvel, use o InPrayer que foi desenvolvido pela Igreja Adventista. Ele é projetado para facilitar uma corrente global de oração. Estão à disposição aplicativos para iPhone, iPad e Android, que podem ser baixados no endereço http://www.revivalandreformation.org/apps.

Qual é o cronograma de atividades do projeto?

Entre os dias 28 de fevereiro e 9 de março, estaremos envolvidos nos “Dez dias de oração na América do Sul”. Para cada um desses dias, há um motivo especial pelo qual devemos orar:

·      28/02 – Nossa condição espiritual.

·      01/03 – Confissão de pecados.

·      02/03 – Nossa reconsagração a Deus.

·      03/03 – Reconhecimento da necessidade e desejo do Espírito Santo.

·      04/03 – Reconhecimento da importância da oração.

·      05/03 – Valorização do Estudo da Bíblia.

·      06/03 – Perdão divino e perdão humano.

·      07/03 – Crescimento do amor fraternal.

·      08/03 – Frutificação do Espírito Santo em nossa vida.

·      09/03 – Dez horas de oração e jejum, com sermão apresentado via satélite através do canal executivo, pelo pastor Erton Köhler.

Também estamos sugerindo temas para reflexão, durante as horas de oração no sábado dia 9. Porém, cada igreja é livre para desenvolver seu plano. São estes os temas e textos:

§   Perseverança na doutrina bíblica – Atos 2:42.

§   Vida de comunhão e oração – Atos 2:42-47.

§   Permissão para atuação de Deus na vida – Atos 2:43.

§   Fortalecimento da unidade da igreja – Atos 2:44.

§   Crescimento em fidelidade e generosidade – Atos 2:45.

§   Revitalização do culto e adoração – Atos 2:46.

§   Multiplicação das igrejas em casas, através dos pequenos grupos – Atos 2:46.

§  Louvor a Deus e testemunho – Atos 2:47.

§  Princípios do discipulado: comunhão, relacionamento e missão – Atos 2:47.

§  Batismo do Espírito Santo, para testemunhar – Atos 1:8.

Sendo que o dia 9 de março será sábado, haverá tempo para outras atividades?
Além da Escola Sabatina e do culto, outras atividades podem ser realizadas, como por exemplo: Apresentação de vídeo sobre o documento “Estilo de Vida Adventista”, Santa Ceia, batismos, grupos especiais de oração, visitação e oração na vizinhança, louvor congregacional, programa em uma emissora de rádio divulgando endereços das igrejas locais envolvidas no projeto, entre outras atividades idealizadas pelas igrejas. O fato é que precisamos ler mais a Bíblia, orar mais e refletir em nossa vida a alegria da grande esperança que temos no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a postagem...