Verso do Dia

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Niemeyer deixou obras de vinícola e igreja em execução

Universidade Federal da Integração Latino-Americana foi projetada por Oscar Niemeyer
Foto: Unila/Divulgação
Morto aos 104 anos na quarta-feira, o arquiteto Oscar Niemeyer participou ativamente de projetos desenvolvidos por seu escritório mesmo quatro anos após seu centenário. Trabalhos com o toque do brasileiro ainda serão inaugurados no Paraná, no Pará e na França.
Veja fotos das principais obras de Oscar NiemeyerConheça a trajetória do arquiteto
Entre os projetos desenvolvidos pelo escritório de Niemeyer em construção, destacam-se a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que está em fase de construção em Foz do Iguaçu, uma igreja adventista na região de Belém e uma vinícola na região de Aix-en-Provence, no sul da França. Além de fazer o desenho inicial dos projetos, o arquiteto não deixava de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos.
"Ele participava direto em tudo. O escritório desenvolvia o projeto, mas ele acompanhava tudo passo a passo", relembra Jair Varela, que coordena projetos do escritório de Niemeyer.
Ateu convicto, Niemeyer sempre foi questionado pela construção de templos religiosos, como a igreja da Pampulha e a Catedral de Brasília. No ano passado, lançou o livro As igrejas de Niemeyer com 16 obras religiosas de sua carreira. Um desses, em execução, é a igreja adventista da Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), ainda em fase de terraplanagem. O projeto prevê um prédio adornado com vidros e rodeado por um lago.
Morre Oscar Niemeyer
O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.
Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

 Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a postagem...