Verso do Dia

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A estiagem continua castigando

Continuamos sob um sol escaldante enquanto plantas e animais morrem pela falta de água.
Ontem - 10/04/2012 - algumas gotas de chuva caíram sobre nossa terra dando esperança às pessoas que, cada dia mais, se preocupam pela eminente falta de água potável. Alguns municípios desta região - Região do Piemonte da Chapada Diamantina - já sofrem pela falta d'água, Municípios como Saúde e Caém têm enfrentado problemas por conta deste longo período de estiagem.
A foto abaixo mostra como está o açude do Povoado de Salamim, localidade onde nossa Igreja se encontra. É realmente muito triste olhar para uma situação tão devastadora.
Nenhuma gota d'água.
Não bastasse todos os problemas enfrentados, as fotos seguintes mostram o que alguns proprietários de terras fazem neste período com o pouco da vegetação nativa que resistiu a tantos períodos de seca.
Fiz um pequeno vídeo na tentativa de mostrar o tamanho do desastre. Veja.
 
A área acima está preparada pra ser queimada e ficar como esta, das fotos seguintes, ficaram.
Aqui, toda a madeira foi retirada para ser vendida a padarias e fábricas de tijolos e blocos, além de serem usadas em cercas. Depois que a madeira aproveitável é retirada, coloca-se fogo. Nem os oulicurizeiros - Árvore de grande valor para a região - foram poupados. As imagens são chocantes.

Não podemos precisar o tamanho da área devastada, mas para ter apenas uma pequena ideia, estas fotos foram tiradas de um carro em movimento, cada foto mostra um espaço diferente, foram feitas aproximadamente 15 fotografias. O SBT Brasil noticiou nesta terça-feira - 10/04/2012 - que a região da Chapada Diamantina é que foi registrado o maior número de queimadas nos últimos dias. Aqui está um exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a postagem...